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quinta-feira, 28 de maio de 2009

[SIN-II] ATIVIDADE 28-05-2009

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O comentário consiste num texto falando sobre os seguintes tópicos:
- O conceito de prototipagem ou prototipação
- Técnicas de prototipagem
- Vantagens
- Desvantagens
- Exemplos de uso da prototipação

Pesquise na internet para formar o seu comentário.
Não esqueça de citar as fontes (links) pesquisadas.
Boa pesquisa!

7 comentários:

BRuNo disse...

1) O conceito de prototipagem ou prototipação

R- Embora as discussões sobre os benefícios da Prototipagem Digital já aconteçam há anos, os recursos
financeiros necessários para construir e testar um protótipo digital verdadeiro sempre estiveram fora do alcance
da maioria dos fabricantes. As soluções de Prototipagem Digital normalmente são implementações
personalizadas e caras para grandes empreendimentos. A maioria dos aplicativos de modelagem 3D prontos
oferece apenas uma parte das funcionalidades necessárias para criar um protótipo digital completo.

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2) Técnicas de prototipagem

As técnicas de prototipagem rápida podem ser aplicadas às mais diversas áreas tais como,
automotiva, aeronáutica, marketing, restaurações , educação, paleontologia e arquitetura.

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3) Vantagens

R- Dentre algumas vantagens da Prototipação está a redução de custos no desenvolvimento;
participação do usuário no processo de desenvolvimento; facilidade de operação do sistema,
uma vez que, os usuários sabem o que esperar através do protótipo; resultados na satisfação
mais elevada do usuário; diminuição de equívocos entre usuários e desenvolvedores;
esclarecimento de alguns requisitos confusos.

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4) Exemplos de uso da prototipação

R- Um exemplo de prototipação que tem sido muito bem aceito pelos usuários guarda relação com uma
fase específica da gestão: o planejamento, em especial a simulação transacional. Antes mesmo de a transação
ser realizada, o gestor, na maioria dos casos, prefere ter a opção de simular tal transação e, com isso, conseguir
mensurar a conseqüência de sua decisão em termos de resultados econômicos.

by Bruno Marcell Alves

Fontes: www.wikipedia.org; www.gecon.com.br; www.fiprototipos.com.br; www.autodesk.com.br

Rafaelen disse...

Prototipagem é uma técnica, não simplesmente uma ferramenta, essa técnica pode ser eficaz mesmo com a utilização de desenhos manuais ou outros meios não automatizados. O uso da criatividade na construção de prototipos pode dispensar maiore esforços de implementação.
A prototipação permite a detecção prococe de problemas reduzindo custos e melhorando a qualidade do produto.
Prototipação também tem a vantagemde promover a participação comprometimento do usuario, protótipos permitem que os desenvolvedores observem o comportamento dos usuários e suas reações de forma semelhante ao que aconteceria com o produto final.
É risco adotar-se prototipação sem um comprometimento de todas as partes envolvidas. Pode haver uam redução da disciplina da equipe que tende a enxergar a prototipação como um "treino" que não é para valer.
Alguns vídeos, principalmente de serviços web, eles usam prototipação em papel para explicar as interfaces e os casos de uso.
Google Reader
Windows Live

http://homepages.dcc.ufmg.br/~clarindo/arquivos/disciplinas/eu/material/transparencias/topicos/8-prototipacao.pdf

Lucas disse...

Um protótipo é um sistema de demonstração que se apresenta aos utilizadores e Stakeholders (Os Stakeholders são as pessoas ou organizações que são de alguma forma afectadas pelo sistema e/ou que tem directamente ou indirectamente influência nos requisitos do sistema) de forma a validar os requisitos conhecidos ou obtê-los quando os requisitos conhecidos são vagos ou indefinidos. Um protótipo pode ser usado como meio de comunicação entre os diversos membros da equipa de desenvolvimento ou mesmo como meio de nós mesmos testarmos a nossas ideias (Sommerville, Sawyer 1997).

Os protótipos podem ser desenvolvidos usando tecnologias que em nada se assemelham com as do sistema final (Kotonya, Sommerville 1998).Os protótipos podem ser elaborados recorrendo a diversas técnicas, materiais e consequentemente, apresentam diversos custos (Rogers, Sharp,Preece 2002). Os protótipos podem ser um conjunto de folhas de papel com as interfaces do sistema desenhadas, as interfaces do sistema elaboradas em alguma aplicação de efectuar apresentações, maquetes a 3 dimensões, um pedaço de software, um vídeo em que se simula uma tarefa, entre muitas outras possibilidades.

- Possuir funcionalidades semelhantes às do sistema final;
- Permitir a definição completa do esquema navigacional;
- Permitir elevado grau de interactividade com os utilizadores;
- Permitir a exploração e testes diversos com um elevado grau de realismo;
- O Protótipo é um documento de requisitos;
- Facilita a venda da ideia do sistema final;

- Elevado custos de desenvolvimento;
- Elevado tempo de desenvolvimento;
- Ineficiente para testes de opções de design de implementação;
- Ineficiente para recolha de requisitos;

Protótipo em papel: é desenvolvido um conjunto de interfaces associadas a cenários de utilização que são apresentados aos utilizadores. Este tipo de prototipagem é barata e eficiente (Rogers, Sharp, Preece, 2002)(Kotonya, Sommerville 1998). È mais indicada quando o sistema a desenvolver é software. Não é necessário desenvolver software executável. Os analistas e utilizadores percorrem estes cenários, simulando a utilização do sistema, sendo analisado as reacções dos utilizadores, a informação requerida e a forma de interacção com o sistema. Este método é muito eficiente para sistemas interactivos. Este tipo de protótipo é de baixa fidelidade (Rogers, Sharp, Preece, 2002).

Protótipo “wizard of Oz”: uma pessoa simula as respostas dos sistemas em resposta as acções dos utilizadores. Este tipo de prototipagem é relativamente barata visto apenas a interface do sistema ter de ser desenvolvida (Kotonya, Sommerville 1998). Os utilizadores interagem com o que parece ser o sistema em que as suas acções são analisadas por um pessoa que simula a resposta do sistema. É particularmente útil quando o sistema a desenvolver tem por base numa interface existente. Este tipo de protótipo é de baixa fidelidade (Rogers, Sharp, Preece, 2002).

Protótipo automático: é utilizado linguagens 4GL ou outras linguagens que permitem um rápido desenvolvimento de protótipos executáveis. Este tipo de prototipagem é a mais cara (Kotonya, Sommerville 1998). Envolve o desenvolvimento de software, recorrendo a linguagens de programação de alto nível, que simule as funcionalidades do sistema. O problema principal do desenvolvimento de protótipos executáveis é de os Stakeholders não simularem a real utilização do sistema final devido ao facto de muitos dos requisitos não funcionais do sistema não estarem provavelmente implementados em conjunção com falta de treino. Um outro problema poderá surgir se o desenvolvimento do sistema estiver atrasado. Nesta situação pode ocorrer a tentação de prosseguir o desenvolvimento do protótipo com todas as nefastas consequências anteriormente referidas.

leco place´s disse...

Protótipo é uma versão inicial do sistema final que está disponível da fase inicial do processo de desenvolvimento. Quando o sistema final é hardware é comum o protótipo servir para testar o design do sistema. Mas se o sistema final for software a sua mais comum utilização é na elucidação e validação dos requisitos. Assim sendo, é fundamental que este seja desenvolvido rapidamente. Consequentemente, algumas funcionalidades serão sacrificadas com o objectivo de acelerar o desenvolvimento do protótipo que em seguida se destaca: facilidade de manutenção, qualidade, performance, fiabilidade (Kotonya, Sommerville 1998).

Técnicas de prototipagem

Prototipagem Rápida é uma tecnologia que possibilita produzir modelos e protótipos diretamente a partir do modelo sólido 3D gerado no sistema CAD. Ao contrário dos processos de usinagem, que subtraem material da peça em bruto para se obter a peça desejada , os sistemas de prototipagem rápida geram a peça a partir da união gradativa de líquidos, pós ou folhas de papel. Camada por camada, a partir de seções transversais da peça obtidas a partir do modelo 3D, as máquinas de prototipagem rápida produzem peças em plásticos, madeira, cerâmica ou metais.

vantagem
A vantagem para construção aditiva é sua habilidade para criar quase qualquer geometria

desvantgem

Algumas desvantagens no uso de protótipos são: a condução a uma análise insuficiente do software; os usuários esperam um desempenho do software final igual ao do protótipo; os clientes podem tornar-se unidos demais a seus protótipos.

Exemplos de uso da prototipação

• Projeto de uma página WEB com documentos de
processo dividido por áreas e assuntos relacionados
• Três protótipos com as mesmas funcionalidades e
layout diferentes
• Três reuniões para o protótipo final válido
• Recursos da empresa e do cliente
• Diferentes áreas de processo
• Decidido layout padrão da empresa com requisitos
obrigatórios
Atividades Realizadas
• Telas para primeira fase e segunda fase, estrutura do
menu
• Padrão de estrutura para cada uma das telas conforme
semelhanças
• Informações de cada tela passadas pelo cliente
• Após validação, documento de requisitos e design
• Na fase de código implementado as funcionalidades da
página
• Testes desenvolvedor e após entrega testes de aceitação
pelo cliente
Atividades Realizadas

ANJELUS disse...

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O comentário consiste num texto falando sobre os seguintes tópicos:
- O conceito de prototipagem ou prototipação
Um protótipo digital é uma simulação digital de um produto que pode ser utilizada para testar forma, ajuste e função.
- Técnicas de prototipagem
As técnicas de Prototipagem Rápidas têm sido aplicadas com sucesso na fabricação de protótipos funcionais e ferramentas para produção em massa. A produção de protótipos funcionais é ainda um processo caro e que consome muito tempo. e na maioria das vezes são feitos manualmente por pessoas especializadas
- Vantagens
Segurança,confiabilidade e coerencia.
- Desvantagens
prototipagem pode ser muito eficaz, mas também ter custos de produção elevados e ocupar uma quantidade de tempo exagerada
- Exemplos de uso da prototipação
As técnicas de prototipagem rápida podem ser aplicadas às mais diversas áreas tais como, automotiva, aeronáutica, marketing, restaurações , educação, paleontologia e arquitetura.Nas mais diversas áreas onde pode se aplicar o desenvolvimento de um modelo para que seja produzido um produto final mais perfeito.

http://www.quatterdesign.com.br/vantagens.htm

Tiago Seminotti disse...

-Conceito
Um protótipo pode ser considerado uma implementação concreta, embora parcial, de um programa. Os protótipos podem ser criados para explorar múltiplas questões durante o desenvolvimento do software. Por exemplo, um protótipo de uma interface com o utilizador tem como principal funcionalidade conseguir captar as necessidades efectivas e concretas do utilizador.

-Técnicas de prototipagem
Storyboarding: Esta técnica utiliza a especificação através de imagens para descrever certas situações.
Protótipo em papel: Esta técnica utiliza somente materiais existentes num escritório para fazer esboços da aplicação.
Máquina de cenários: O protótipo traduz-se por algumas telas que sustentam uma quantidade considerável de informação sobre "se" e "como" é que o desenho do sistema vai de encontro com os objetivos e expectativas do utilizador.
Rápida: Usada para reduzir os riscos dos requisitos, é desenvolvida a partir de uma especificação inicial.
Evolutiva: Principal ponto dela é adquirir funcionalidade para demonstrar uma parte do sistema ao utilizador final, de modo que algum feedback seja recebido.
Feiticeiro de Oz: É utilizada para simular a adição de funcionalidades complexas e também para testar idéias futuristas. Uma pessoa simula as respostas do sistema de acordo com as entradas do utilizador, pela seguinte ordem:
-Interpreta os inputs de um utilizador segundo um algoritmo
-Controla computador para simular o output desejado
-Usa a interface real ou um "mock-up"

Vantagens:
-Redução de custos no desenvolvimento
-Participação do usuário no processo de desenvolvimento
-Facilidade de operação do sistema, uma vez que, os usuários sabem o que esperar através do protótipo
-Resultados na satisfação mais elevada do usuário
-Diminuição de equívocos entre usuários e desenvolvedores
-Esclarecimento de alguns requisitos confusos.

Desvantagens:
-Condução a uma análise insuficiente do software
-Os usuários esperam um desempenho do software final igual ao do protótipo
-Os clientes podem tornar-se unidos demais a seus protótipos.

Exemplos de uso:
As técnicas de prototipagem rápida podem ser aplicadas às mais diversas áreas tais como, automotiva, aeronáutica, marketing,
restaurações, educação, paleontologia e arquitetura. As Ferramentas de Prototipagem são utilizadas por muitas empresas durante o processo de prototipação. Algumas utilizam esquemas em papel na análise inicial, para facilitar um feedback concreto dos usuários,
e depois desenvolvem um protótipo operacional utilizando sistemas específicos, como ferramentas de construção de ícones, e as técnicas e linguagens de 4ª Geração (4GL). Técnicas de reuso também podem ser empregadas em fases oportunas. O IDE - Integrated Development Environment ou Ambiente de Desenvolvimento Integrado também pode ser utilizado para a geração de protótipos.
Exemplos de IDE: Visual Fox Pro, Eclipse, Visual Studio .NET e IBM VisualAge Generator.

ladjon disse...

A prototipagem consiste em uma versão inicial do sistema colocada em pratica para testar os requisitos, ou seja, serve para verificar se o sistema completo estará atendendo as necessidades do usuário, para que após a validação dele, possa ser desenvolvido o sistema por completo com todos seus atributos. Podendo desta forma reduzir os riscos e custos, no desenvolvimento do sistema. Durante a prototipagem é mais fácil realizar uma alteração na estrutura do sistema.
Existem diversas técnicas de prototipagem entre elas podemos citar:
Protótipo em papel: é desenvolvido um conjunto de interfaces associadas a cenários de utilização que são apresentados aos utilizadores. Este tipo de prototipagem é barata e eficiente. Não é necessário desenvolver software executável. Os analistas e utilizadores percorrem estes cenários, simulando a utilização do sistema, sendo analisado as reacções dos utilizadores, a informação requerida e a forma de interacção com o sistema. Este método é muito eficiente para sistemas interactivos. Este tipo de protótipo é de baixa fidelidade.
Protótipo “wizard of Oz”: uma pessoa simula as respostas dos sistemas em resposta as acções dos utilizadores.Este tipo de prototipagem é relativamente barata visto apenas a interface do sistema ter de ser desenvolvida. Os utilizadores interagem com o que parece ser o sistema em que as suas acções são analisadas por um pessoa que simula a resposta do sistema. É particularmente útil quando o sistema a desenvolver tem por base numa interface existente. Este tipo de protótipo é de baixa fidelidade.
Protótipo automático:é utilizado linguagens 4GL ou outras linguagens que permitem um rápido desenvolvimento de protótipos executáveis. Este tipo de prototipagem é a mais cara. Envolve o desenvolvimento de software, recorrendo a linguagens de programação de alto nível, que simule as funcionalidades do sistema. O problema principal do desenvolvimento de protótipos executáveis é de os Stakeholders(Pessoas Envolvidas na Implantação) não simularem a real utilização do sistema final devido ao facto de muitos dos requisitos não funcionais do sistema não estarem provavelmente implementados em conjunção com falta de treino. Um outro problema poderá surgir se o desenvolvimento do sistema estiver atrasado. Nesta situação pode ocorrer a tentação de prosseguir o desenvolvimento do protótipo com todas as nefastas consequências anteriormente referidas.
Na Utilização das Prototipagem temos aspectos positivos e negativos:
Aspectos positivos
Possuir funcionalidades semelhantes às do sistema final;
Permitir a definição completa do esquema navigacional;
Permitir elevado grau de interactividade com os utilizadores;
Permitir a exploração e testes diversos com um elevado grau de realismo;
O Protótipo é um documento de requisitos;
Facilita a venda da ideia do sistema final;

Aspectos negativos
Elevado custos de desenvolvimento;
Elevado tempo de desenvolvimento;
Ineficiente para testes de opções de design de implementação;
Ineficiente para recolha de requisitos;
Tendo em mente o referido anteriormente no âmbito da engenharia de requisitos o tipo de protótipo mais indicado é o de baixa fidelidade.
A prototipagem poderá ser implementada segundo 2 métodos: prototipagem “Throw-away” e a prototipagem evolutiva.
A prototipagem “Throw-away” tem como objectivo fundamental identificar e validar os requisitos. A prototipagem evolutiva tem como objectivo fundamental minimizar o tempo de desenvolvimento do sistema.

http://pt.wikipedia.org/wiki/Prototipagem